Soja: dicas para conseguir a população desejada

Existem muitos aspectos que influenciam o estabelecimento da população de plantas desejada, dentre eles a escolha da cultivar, a qualidade das sementes, o processo de semeadura eficiente, a época de plantio e consequentemente a região de cultivo.

 

O sistema de semeadura é muito importante para determinar o sucesso da lavoura. É fundamental que seja feita a regulagem correta do conjunto de semeadura e adubadora, é importante que se respeite aspectos como a velocidade de semeadura, escolha do disco dosador, profundidade e posição do adubo e semente.

 

A época de semeadura também é um fator muito importante para o sucesso da lavoura. Ela é a variável que causa maior impacto sobre a cultura. A época certa de semeadura de soja vai depender da temperatura do solo para a germinação, da temperatura do ar durante o ciclo da planta, do fotoperíodo após a emergência e da umidade do solo durante a semeadura, floração, maturação e colheita da soja.

 

Quanto melhor for a população de plantas, melhor é a produtividade alcançada e melhor é a qualidade da produção. A escolha da cultivar deve levar em consideração a adaptação à região de cultivo. Em geral, a soja tem preferência por solos com teores de argila que vão desde 15 a 35% (e até teores maiores que isso).

 

Não se pode esquecer de realizar o manejo adequado das pragas e doenças da soja. Dessa forma é possível chegar a uma população de plantas bem próxima da ideal e sem muitas falhas.