Novo nematoide na soja

Uma nova espécie de nematoide foi encontrada nas plantações de soja dos Estados Unidos. Atualmente o gênero Tylenchorhynchus possui mais de cem espécies que parasitam várias culturas, a maioria das espécies são nematoides de solo e afetam o sistema radicular das plantas.

Os danos causados pelos nematoides são descoloração da raiz e do caule, danos na casca e clorose nas folhas. Quando a planta é danificada pelos nematoides, fica exposta ao perigo de parasitas secundários.

Todas as espécies de nematoides possuem anatomia semelhantes, sendo assim características como o comprimento do estilete, a forma do lábio, a forma final da cauda, o número de anéis na cauda e a posição da vulva são usadas para distingui-los.

Pesquisadores estadunidenses fizeram coletas de 11 amostras de solo entre 2015 e 2016 em um campo de soja, localizado no Condado de Richland (Carolina do Norte/EUA), após relatos de nematoides.

Avaliaram o fator reprodutivo dos nematoides e fizeram análises morfológicas dos machos e fêmeas. Em seguida, extraíram o DNA para realização de testes moleculares de laboratório.

Não foi identificada similaridade de identidade com nenhuma outra espécie do gênero. No estudo, os autores sugeriram ser uma nova espécie de Tylenchorhynchus capaz de infectar plantas de soja, sendo necessária avaliações do impacto desse nematoide no crescimento de plantas de soja e sua interferência nos níveis de produção e resistência de cultivares.

Este foi o primeiro relato desse nematoide em plantas de soja nos Estados Unidos.

A presença de uma nova praga pode ocasionar em sérios prejuízos tanto biológicos, como é o caso da competição com as espécies nativas. Pode ocorrer também da nova praga ser agente de transmissão de doenças, por exemplo.

Outro fator importante é que a descoberta de uma nova praga pode resultar na restrição do comércio internacional de soja produzida no país.

 

 

Veja também:

O impacto da semente de qualidade na produtividade

Como controlar as principais lagartas da cultura da soja

Soja: dicas para conseguir a população desejada

 

 


 

Fonte: Defesa Vegetal