As vantagens das sementes de alta qualidade

Quando se fala em qualidade de sementes, deve-se levar em conta uma série de fatores que contribuem para a garantia de um elevado desemprenho agronômico. Temos qualidade genética, física, fisiológica e sanitária, a soma de todos esses fatores é fundamental para o sucesso da lavoura.

Para que a semente de soja seja considerada de qualidade, ela deve ter características fisiológicas e sanitárias como: altas taxas de vigor, germinação e sanidade, garantia de pureza física e varietal, e não conter ervas daninhas.

É importante observar o desempenho da semente durante o processo de germinação e emergência. Quando a semente é de boa qualidade, a plântula será forte, vigorosa e bem desenvolvida, o que significa que ela irá se desenvolver em diferentes condições edafoclimáticas e terá maior velocidade de emergência e de desenvolvimento das plantas, culminando no fechamento das entrelinhas rapidamente, o que resulta também no controle eficiente das ervas daninhas.

Sementes de alta qualidade sofrem menos em condições de estresse, como o caso da ocorrência de seca, ou de baixa temperatura do solo durante a emergência.

As cultivares modernas de soja têm apresentado alta produtividade em baixas populações, mas para isso, é necessário que se utilize sementes de alta qualidade e um sistema preciso de semeadura. Assim, para se estabelecer lavouras com menor população de plantas, é necessário além do tratamento com fungicidas, sementes de alta qualidade fisiológica e sanitária, classificadas por tamanho e por densidade, para se atingir um alto grau de plantabilidade, com o uso de semeadoras de boa precisão e distribuição.

A população ideal de plantas vigorosas é precursora de alta produtividade, se os demais fatores de produção estiverem disponíveis satisfatoriamente. Usar sementes de alta qualidade, juntamente com o tratamento de sementes elimina o risco de replantio e consequentemente custos adicionais, sem contar com o risco de o novo plantio ocorrer fora do período ideal.

 

Fonte: Embrapa Soja